
Tel.: (61) 3964 - 8403
Centro Médico do Hospital Anchieta
1º andar salas 101A à 102A - Taguatinga, DF

Confira nossa relação de exames
Ecocardiograma
O ecocardiograma é um exame que utiliza a técnica de ultrassom para avaliar as estruturas cardíacas e a movimentação do sangue. Com ele podemos analisar a anatomia cardíaca, medir o tamanho e a força de contração do coração, avaliar a movimentação das válvulas e a presença de Sopros.
É um exame que não necessita de preparo especial para sua realização
Holter ou Eletrocardiograma Dinâmico de 24 horas
​
Este exame tem por objetivo fornecer ao cardiologista uma amplitude de dados eletrocardiográficos que possam ajudar a esclarecer dúvidas diagnósticas importantes.
Os casos que mais podem se beneficiar deste método são aqueles de pessoas que desmaiam (ou com quase desmaio), ou daquelas que têm palpitações ou taquicardias.
Também é muito útil para detectar arritmias em pessoas que já tiveram infarto ou acompanhar o estado de funcionamento de um marcapasso cardíaco artificial.
Menos freqüentemente pode ser útil também para detecção de isquemia no coração (sinais de obstrução de artérias coronárias).
O exame só requer do paciente cuidados com máximo de informações das atividades realizadas, os horários das mesmas e de eventuais sintomas durante o período de 24 hora
Teste Ergométrico
O exercício é um estímulo fisiológico usado para verificar anormalidades cardiovasculares não presentes no repouso, e determinar a adequação da função cardíaca.
O teste ergométrico ou teste de esforço é o método não invasivo mais freqüentemente utilizado para diagnosticar pacientes com suspeita de uma doença cardíaca.
O teste ergométrico pode seguir uma série de protocolos, sendo realizado em bicicleta ergométrica ou esteira rolante (mais recomendado atualmente).
Durante a realização do exame é avaliada uma série de parâmetros, como por exemplo:
1. Alterações do eletrocardiograma no esforço
2. Pressão arterial
3. Resposta da freqüência cardíaca
4. Desempenho físico
5. Presença de sintomas durante o teste
6. Presença de arritmias no esforço
É um exame com poucas contra-indicações e bastante seguro, realizado sempre por profissionais treinados, com a presença do médico em sala e com toda estrutura para eventuais complicações.

Ultrassom ( Doppler) de Carótidas e Vertebrais
​
O duplex-scan ou eco-doppler ou simplesmente doppler é um exame de ultrassonografia, utilizado na avaliação dos vasos sanguíneos e suas doenças.
​
As artérias carótidas e vertebrais são vasos que se originam da aorta e fornecem irrigação para o cérebro. Elas podem ser visibilizadas e estudadas de forma não invasiva, sem dor alguma, sem exposição do paciente aos raios-X e apenas com o uso de ondas sonoras, inaudíveis, utilizando-se os modernos aparelhos de ultrassonografia com color doppler.
​
Em um exame que dura aproximadamente 30 minutos, são obtidas imagens das carótidas, que possibilitam a imagem do vaso sanguíneo, que é importante na avaliação do calibre e da espessura da parede do mesmo; além de permitir a visualização de estreitamentos ou dilatações e de placas de gordura ou coágulos em seu interior.
​
Este exame avalia também a velocidade e a direção do fluxo sanguíneo. Estas informações são extremamente importantes, pois revelam a presença de estreitamentos ou obstruções nas artérias, causadas por placas de gorduras.
​
O exame fornece ainda uma imagem colorida do fluxo sanguíneo, que facilita a identificação de pequenos vasos, expõe o sentido do fluxo de sangue, e pode mostrar áreas de turbulência desde fluxo, o que pode ser indicativo de alterações no vaso.
Pode ainda localizar e quantificar as obstruções e dilatações, o calibre e a morfologia dos vasos, a presença de tortuosidades e a espessura da camada médio-intimal das paredes dos vasos.
​
Esse estudo é muito importante no estabelecimento do risco do paciente em desenvolver infarto do miocárdio e acidentes vasculares cerebrais ( AVC ), tanto em pacientes assintomáticos como em sintomáticos ; além da instituição de tratamento clínico ou cirúrgico, prevenindo novos casos de AVC, o que se apresenta como uma das principais causas de óbito e invalidez permanente em nosso meio.
M.A.P.A. (Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial)
Monitorização Ambulatorial da Pressão Arterial é um exame no qual se usa um medidor automático de pressão arterial por 24 horas. As medidas da pressão arterial são gravadas e posteriormente analisadas através do computador.
Risco cirúrgico
É uma forma de avaliação do estado clínico e condições de saúde da pessoa que irá passar por uma cirurgia, de forma que sejam identificados riscos de complicações ao longo de todo o período antes, durante e após a cirurgia.
​
Ele é calculado através da avaliação clínica do médico e a solicitação de alguns exames, mas, para facilitar, também existem alguns protocolos que orientam melhor o raciocínio médico, como o ASA, Lee e ACP, por exemplo.
​
Qualquer médico pode fazer esta avaliação, mas, geralmente, é feita pelo clínico geral, cardiologista ou anestesista. Desta forma, é possível que sejam tomados alguns cuidados particulares para cada pessoa antes do procedimento, como a solicitação de exames mais apropriados ou realização de tratamentos para diminuir o risco.